0

Conceitos básicos do Android para iniciantes

Saudações, caros leitores!
Hoje, trataremos sobre alguns termos que podem causar confusão nos usuários principiantes do ANdroid.
Entender tais termos vai ajudar estes usuários a terem uma maior compreensão do sistema, abrindo a porta para um melhor aproveitamento do sistema.
Então, escreveremos o termo e, em seguida, a sua definição e uma explanação. Vamos lá!
Launcher: em português, significa lançador. É a tela inicial do Android, onde ficam os atalhos para os apps. Nela, também podem ficar os widgets, que vamos explicar daqui a pouco.
Os ícones ficam dispostos em formato de grade, que geralmente é de 5 linhas por 4 colunas.
O usuário pode ter quantas telas quiser, dependendo da necessidade. Eu, por exemplo, tenho duas telas iniciais.
Vale destacar que este launcher pode ser substituído por um que apresente mais opções de personalização, tais como o tamanho da grade, edição do nome dos ícones e outros.
Doc: é a última linha de atalhos da tela inicial, que geralmente tem 4 ou 5colunas, , dependendo da fabricante. Os ícones sempre serão os mesmo, independentemente da tela inicial em que você estiver, ou seja, nela devem ficar os ícones que você mais utiliza. No meu caso, WhatsApp, contatos, telefone e gerenciador de e-mails.
Widget: são mostradores que podem simplesmente mostrar informações, como a previsão do tempo, e botões de ação, como o de um gravador de voz, que podem disparar ou pausar a gravação.
Gaveta de aplicativos: faz parte do launcher e é aberto a partir do botão “apps”, presente na doc.
Exibe todos os aplicativos instalados no sistema e pode ter várias telas, dependendo do número de apps. Essas telas estão dispostas na horizontal da esquerda para a direita e cada uma tem uma grade de aplicativos.
Barra de notificações: fica no topo da tela e contém vários ícones, tais como relógio, que mostra o horário, o de bateria, mostrando o nível de carga e outros, como sinal do telefone, sinal do wi-fi e as notificações. NO caso das notificações, o ícone mostra apena uma prévia das mesmas.
Aba de notificações: para usuários de Talkback, pode ser aberta com um deslize de dois dedos de cima para baixo, a partir do topo da tela, a partir do gesto específico do Talkback, que é um deslize rápido da esquerda para a direita e depois para baixo, num só movimento, ou tocando sobre um dos ícones da barra de notificações, depois dando dois toques rápidos, mantendo o dedo na tela no segundo toque, e arrastando esse dedo para baixo, até à parte inferior da tela.
A aba de notificações é uma tela que possui as notificações na íntegra, indicadores, como o horário, dispositivos bluetooth conectados e outros, além de botões de ação, geralmente de ativar/desativar, referentes a wi-fi, bluetooth, não perturbe (equivalente ao silencioso), modo avião e outros.
Configurações rápidas: são acessadas de três maneira diferentes. A primeira é fazer um deslize de três dedos para baixo, a partir do topo da tela até à parte inferior da tela. A segunda é, estando na aba de notificações, deslizar com dois dedos de cima para baixo, a partir do topo da tela. A terceira, é localizar o botão configurações rápidas, que fica na aba de notificações e clicar nele, dando dois toques rapidamente na tela.
Esta tela mostra uma prévia das configurações do dispositivo, como wi-fi, bluetooth, modo avião, não perturbe, localização, lanterna e outros.
Clicando num ícone, você acessa a tela dele no menu de configurações. Por exemplo: se clicar no wi-fi, você acessa a tela onde pode liga-lo ou desativá-lo, bem como visualizar as redes disponíveis no momento.

Pessoal, por enquanto é só. Esperamos que tenha sido útil e até a próxima!

Arquivado em:Gestos do Talkback, Iniciantes

Compartilhar este Post

Deixe um comentário

Submit Comment

© 2019 Acessibilidade Android. All rights reserved.