0

Instruções para ativar e desativar o Shine Plus

Instalando o Shine Plus

Acesse a Play Store e procure por “Shine Plus” ou “Screen Reader”,  na lista de resultados irá aparecer como  “ScreenReader For Blind”,  clique nele que irá para a tela do aplicativo onde deverá clicar em instalar e depois aceitar as permissões, abaixo o link na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=atlab.shineplus

Ativando o Shine plus

Estando com o seu leitor de telas, Google Talkback ou Voice Assistent, acesse “configurações”, “acessibilidade”, “shine plus” e nesta tela terá a opção para ativar  ou acessar as configurações do shine plus, sugiro que primeiramente acesse as configurações do shine e configure suas preferências, depois ative o Shine plus, o botão fica na parte superior direita da tela, atenção que ao ativar aparecerá uma tela de alerta e na parte inferior direita da tela terá o botão aceitar, ao clicar ouvirá o barulho parecido com o de uma tecla de uma maquina de escrever, em algumas versões do android o barulho poderá não ser produzido e para confirmar a ativação sugiro verificar se o botão onde ativou esta com o status de ativado/ligado. Ao ativar o Shine Plus você ficará com dois leitores de telas ao mesmo tempo, agora será necessário desativar o Google Talkback ou o Voice Assistent,  sugiro que apenas use os gestos básicos como  o de varrer, exploração tátil  e o rolar telas ou paginas com dois dedos. Para desativar o Google Talkback acesse configurações, acessibilidade, Talkback e na região superior direita encontrará a opção, para os usuários de Voice Assistent deverão acessar configurações, acessibilidade, visão, voice assistent e na região superior direita encontrarão a opção. Também os usuários da Samsung que em seus dispositivos tiverem a opção”Acesso Direto” ativado com o leitor poderão usar para desativar o Google Talkback ou o Voice Assistent, em alguns modelos da  LG encontraremos uma opção similar que se chama “ajuste de acessibilidade”. Para saber mais sobre o “Acesso Direto” clique aqui.

Nos dispositivos da Samsung com “Acesso Direto” ou da LG com “Ajuste de acessibilidade”, o Shine Plus não aparecerá nessas telas porém será possível ativar e desativar o Shine dando 3 toques no botão “home” mas as opções “Acesso Direto” ou “Ajuste de Acessibilidade” precisarão estar desativadas para não dar conflito e nas configurações do Shine Plus, comportamento de gestos e teclas de controle, verificar se a opção “Atalho com o botão Home” está ativado, um detalhe importante é que essa função  de ativar ou desativar o Shine Plus  dando 3 toques no botão home só funcionará se o Shine já estiver ativado, se não estiver ativado essa opção não funcionará,  portanto essa opção  na verdade é uma suspensão forte e mantém o Shine em segundo plano ativado, por conta algumas vezes se o usuário ativar um outro leitor estando nesse cenário poderá deixar o aparelho mudo.

Em caso de algum problema durante a ativação do Shine Plus que deixe o  aparelho mudo, sugiro que reinicie o aparelho de forma forçada  pressionando o botão liga/desliga mas o botão diminuir volume por uns 15 segundos na maioria dos dispositivos. Caso o aparelho reinicie  mudo é indicado que use o atalho de acessibilidade para ativar o Talkback, portanto é importante ter essa opção ativada em configurações, acessibilidade, atalho de acessibilidade, para saber mais sobre essa função clique aqui.

PS: Ao usar o atalho de acessibilidade é  padrão ativar o talkback mas não se assuste se for ativado o Shine Plus, infelizmente em alguns dispositivos esta acontecendo isso.

Desativando o Shine Plus

Para desativar o Shine Plus o usuário poderá:

  • Desativar o Shine Plus acessando configurações, acessibilidade, clicando em Shine Plus e na região superior direita terá a opção para desativar, agora  com o atalho de acessibilidade ativar o Talkback ou o Voice Assistent.
  • Desativar o Shine Plus e se o aparelho possuir a função acesso direto configurada, ativar um dos leitores de tela com 3 toques no botão home, isso para dispositivos Samsung com a função disponível ou da LG com a função equivalente.
  • Ativar o Talkback ou o Voice assistent e depois desativar o Shine Plus.
Arquivado em:Ativando a acessibilidade, Iniciantes, Tutoriais Tags: , , , , , ,

Compartilhar este Post

Deixe um comentário

Submit Comment

© 2019 Acessibilidade Android. All rights reserved.